Pace G5500 - Teardown & Desbloqueio & Custom firmware

Apr 4, 2016   #desbloqueio  #firmware  #pace  #gpon  #g5500 

E mais uma vez! Nova série de imagens custom para os Power Box: Pace G5500 GPON Modem/Router. Agradeço ao doador do aparelho, a família já tem quase todos os aparelhos (o Arcadyan VRV7006AW22-A-GR está ali na outra mesa também). :)

As imagens serão numeradas a partir de 420000, formando a série 420k. Toda a série tem como base a original 100154, que é a última até esta data. No momento, a versão inicial tem poucos recursos e servirá como ponto de partida para versões posteriores.

A versão 420000 é idêntica a original, salvo a página de configurações avançadas, semelhante à presente no V5471. Neste página é possível alterar o Access Class (2 ou 4) e ativar/desativar o TR069. Como todos já devem saber, alterar o Access Class para 4 é conhecido como “desbloqueio”, pois permite o uso do modem no modo bridge, alterar o IP/rede, usar USB, Samba, etc (leiam abaixo sobre a desvantagem de alterar o Access Class).

Acessem o wiki para todos os detalhes e passos:

Wiki Pace G5500

O processo de gravação da imagem ficou um pouco mais complicado, graças a G\/T\Pace. Basta seguir os passos no wiki que não tem segredo.

IMPORTANTE

Por razões de direitos autorais e para evitar futuras dores de cabeça, não disponibilizarei as imagens originais da G\/T (Vivo!) aqui no O3 Labs. Nem deste, nem de futuros dispositivos, caso existam. Portanto, pense bem antes de gravar esta imagem custom.

E lembrem-se: caso tenham TV e/ou telefone, alterar o Access Class para 4 muito provavelmente desativará estes serviços. Voltar para o nível 2 após ter ido para 4 não é o suficiente para retomar o funcionamento. Caso perca-os, certifique-se que o TR069 esteja ATIVO e solicite reconfiguração pelo atendimento da operadora.

Esta versão, por ter sido criada para atender a necessidade de uso em bridge (99% das pessoas?), não tem o daemon SSH ativo por default. Virá em versões futuras.

Nota: não possuo conexão via fibra, portanto não posso testar nada relacionado a conexão via GPON. Minha ajuda para tais assuntos será limitada.

Caso possam, façam uma visita ao botão “Doar” ali no canto superior direito. :)

IMPORTANTE 2

Há inúmeros relatos que o modo bridge deste modem (e do Sagemcom F@st 5650, o outro GPON da G\/T) é instável e/ou apresenta perda considerável de velocidade na conexão. Bem provável que o firmware destes aparelhos GPON não estejam prontos para bridging. Portanto, se precisam instalar o custom firmware para este propósito, esteja ciente que os resultados podem não ser satisfatórios. Cobrem um software decente da G\/T / Vivo!

IMPORTANTE 3

Existe uma atualização de firmware sendo distribuída: versão RDM3-103069. O RDM significa “Remote Debug Monitor”, que é um mecanismo que faz upload de diversas informações do modem (serial, IPs, logs e alguns configs) para um FTP da Pace sempre que o G5500 vai online. Particularmente não gosto destes tipos de “recursos” (a.k.a. “phone home”). Assim, este é um alerta sobre o que esta nova versão faz, talvez você também não goste. :)