O Zeebo oferece uma porta USB Device na parte traseira que pode ser ativada para diagnóstico, transferência de dados e auxílio na depuração de aplicativos rodando no console.
Ela vem desativada de fábrica para evitar que os usuários façam alterações nos arquivos ou extraiam informações internas.
Existem duas maneiras de ativá-la: manualmente pelo AUXSETTINGS (utilitário acessível pelo BREW Appmgr) ou através da chave 61u.key.
Você deve ter acesso ao BREW Appmgr para acessá-lo. Via JTAG, use o comando “brew”.
Do Appmgr, abra o aplicativo “AUXSETTINGS”. Nele, navegue em: SIO Configuration > Port Map > Diag
Selecione “USB SER1” e confirme. Ele voltará a tela de Port Map. Volte até sair do aplicativo.
De posse de seu 61u.key, coloque-o na raiz de um cartão SD. Desligue o console e insira o cartão. Ligue o Zeebo e aguarde até aparecer a primeira tela com as instruções do Dragon.
Sua porta DIAG pode trabalhar de duas formas: Download ou Trace.
A diferença entre elas é que no modo Download, os outros controladores USB são desativados, deste modo, não se pode usar o nenhum periférico (teclado, Dragon, etc) enquanto o Zeebo estiver ligado ao PC. No modo Trace isso não acontece, já que o propósito deste modo é oferecer uma saída de informações dos aplicativos enquanto eles funcionam e assim auxiliar o desenvolvedor.
Estes modos podem ser definidos através do EMAPPLET.
Após mapear e ativar a porta por um dos dois métodos acima, basta conectar o Zeebo ao PC. O SO detectará o hardware e solicitará o driver caso ainda não esteja instalado.
O driver para instalar as portas do Zeebo no PC pode ser obtido através do SDK oficial ou deste mirror local:
Existem 2 aplicações que podem ser utilizadas para navegar no EFS (sistema de arquivos do BREW) do Zeebo:
Existem também as ferramentas oficiais da Qualcomm - tal como o QPST - que são opções comerciais, por isso torna-se inviável para nós.
Para usar estas ferramentas, leia os respectivos artigos.