Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


console:zeebo:download_mode

Download_mode

Todos dispositivos baseados em SoCs da Qualcomm, oferecem um modo chamado “download”, que o prepara para receber um pequeno bootloader que fornecerá recursos de recuperação e manutenção da NAND. O Zeebo, naturalmente, também oferece este modo. Ele é acessível pela porta USB de diagnóstico ou pela serial na placa.

Este modo é implementado pelo QCSBL + OEMSBL, por isso, um firmware corrompido nas regiões de sistema não pode ser recuperado, a não ser por JTAG. As partições que devem estar íntegras para usar este modo são: PBL (inalterável), QCSBL, OEMSBL e MIBIB.

Para usar esta função no Zeebo, é necessário ter a 61u.key para ativar a porta.

Ativação

O modo download é ativado em duas ocasiões:

  • Partições corrompidas - ativado automaticamente quando alguma partição está corrompida (aparentemente a maior parte dos casos de consoles danificados onde os LEDs acendem, mas não existe sinal de vídeo)
  • Manualmente - enviar o comando 0x3A pela interface DIAG reinicia o console no modo download.

Manualmente

Use o RevSkills ou o BLUpload na função “-d”. Para o RevSkills, primeiro siga até a segunda imagem do respectivo artigo. Caso vá enviar bootloaders, use a versão 2.04, a mais recente não funciona corretamente para esta função. Link no final da página.. Confirmado que a porta está funcional, vá na aba “DIAG” e selecione “3A - DOWNLOAD MODE” na lista dos comandos de diagnóstico.

Clique em “Send”. Na caixa logo abaixo de aparecer “3A”. O console reiniciará, mas não emitirá sinal de vídeo, pois está em modo download e aguarda o bootloader. Ele também reconectará a USB.

Abra a “QC Com Diag Window” novamente e vá para a aba “BL”. Caso queira confirmar o modo, na lista de comandos do modo download, selecione “DWNMODE: RequestSoftVer” e clique em “Send Cmd”.

Se o console entrou no modo download com sucesso, receberá a seguinte versão de software na caixa de baixo:

Caso seu console esteja aparentemente danificado (liga, mas sem sinal de vídeo), verifique se ele está em modo download. Provavelmente alguma partição está corrompida e ele entrou neste modo para recuperação.

Neste modo, será possível enviar o bootloader para fazer backup ou flash do firmware.

Bootloaders

Para enviar um bootloader, marque “Use Intel Hex File” e “Use 7200A hotfix”, e desmarque “Enable download mode”, pois o console já foi colocado neste modo nos passos acima. Não tente deixar ele fazer tudo sozinho (com esta opção marcada), não funcionará. Faça manualmente. Clique no botão “Run Bootloaderfunctions”. O RS solicitará o bootloader a ser enviado. Escolha o arquivo e confirme. Os dados serão enviados e executados em seguida.

Lembre-se de utilizar a versão 2.04 (download) e somente com bootloaders “.hex” aqui. Para usar binários (.bin), utilize o Bootloader_uploader.

console/zeebo/download_mode.txt · Última modificação: 2015/12/10 21:21 (edição externa)